terça-feira, 22 outubro 2019
Início / Conteúdo / Alerta em Macacos sobre segurança da barragem foi feito por empresa à Vale – Horizontes

Alerta em Macacos sobre segurança da barragem foi feito por empresa à Vale – Horizontes

[ad_1]

A sirene emitida pela Vale na noite desse sábado (16), referente à situação da barragem B3/B4, da mina Mar Azul, em Macacos, distrito de Nova Lima, na Grande BH, e a consequente evacuação popular, veio após alerta de segurança da empresa contratada pela mineradora para desativação dessa barragem. Em seguida, por precaução, o nível de alerta subiu para o número 2, motivo pelo qual foram tomadas providências, como a retirada de moradores. 

A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) neste domingo (17). De acordo com a corporação, a firma responsável pelo projeto de descomissionamento (desativamento de mina) alertou a Vale sobre fator de segurança da barragem após diferente interpretação dessa empresa dos parâmetros de análise da Mar Azul. 

Segundo os militares, a barragem possui laudo de estabilidade, mas não há prazo para mudança do nível de alerta. Por precaução, foram feitos: 

– A evacuação das áreas de autosalvamento; 

– O cadastramento da população afetada;

– O isolamento das áreas de acesso;

– A retirada de 97 pessoas da área de autosalvamento. 

Ainda segundo os Bombeiros, estão em andamento a elaboração e a divulgação do plano emergencial de evacuação; a vistoria da Agência Nacional de Mineração (ANM) na barragem para verificação de instrumentos; e a manutenção do nível de alerta 2. 

O CBMMG permanece com equipes no local e também realiza o monitoramento em tempo real, com plano de contingência para pronta atuação em caso de necessidade. 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/alerta-em-macacos-sobre-seguran%C3%A7a-da-barragem-foi-feito-por-empresa-%C3%A0-vale-1.694615

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.