domingo, 20 outubro 2019
Início / Conteúdo / Ajustem os relógios: horário de verão termina à meia-noite deste sábado – Horizontes

Ajustem os relógios: horário de verão termina à meia-noite deste sábado – Horizontes

[ad_1]

Quem se acostumou a acordar com o dia ainda escuro – resultado da mudança nos relógios, feita em 4 de novembro – já pode se preparar para reajustar o relógio biológico. O horário de verão, que agrada alguns, mas desagrada outros tantos, termina à meia-noite deste sábado (16), quando os ponteiros devem ser atrasados em uma hora. 

Há 99 dias, moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país convivem com a rotina alterada. Ao todo, dez estados e o Distrito Federal aderem à prática de adiantar o relógio em uma hora. A medida do Governo Federal visa a otimizar o uso da luz solar e, assim, promover economia de energia. Este ano, porém, diante de mudanças nos hábitos do consumidor, o objetivo não foi alcançado e pode ser que, a partir de agora, o horário de verão deixe de vigorar.

Viagens

Em virtude das confusões habituais no primeiro dia pós-término do horário de verão, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) emitiu um comunicado alertando passageiros para que fiquem atentos aos horários nos bilhetes aéreos. Vale o que está escrito no bilhete, já que são emitidos conforme a hora local vigente na data da viagem.

Conforme a Abear, a informação da partida se refere ao horário na cidade de origem e a da chegada ao horário da cidade de destino. Dessa forma, os bilhetes emitidos sempre consideram, além das diferenças de fuso, as diferenças resultantes do início ou fim do horário de verão. Em caso de dúvida, os passageiros devem se informar no site da companhia aérea ou por meio dos canais de atendimento telefônico.

Celulares

As operadoras de telefonia alteram automaticamente os relógios dos aparelhos celulares. Mas o usuário deve ficar atento se a alteração foi de fato realizada.

Histórico

No ano passado, estudos da Secretaria de Energia Elétrica (SEE), do Ministério de Minas e Energia (MME) em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), apontaram que em termos de economia de energia, a medida não tem sido eficiente, já que os resultados alcançados foram próximos à “neutralidade”. O horário de verão foi criado no país com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano.

Segundo a assessoria do MME, não há previsão de balanço sobre os resultados obtidos com o horário de verão de 2018. “Serão realizadas novas análises anuais técnicas dos resultados do ciclo 2018/2019 e, quando concluídas, serão encaminhadas à Presidência da República, a quem cabe a decisão de manter ou não o horário brasileiro de verão”, informou a assessoria do MME.

No Distrito Federal, região onde o consumo, per capita, de energia residencial é o maior do país, desta vez, o horário de verão registrou, segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), redução de 2,7% da demanda diária por energia no horário de pico, ou 30MW.

Com Agência Brasil

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/ajustem-os-rel%C3%B3gios-hor%C3%A1rio-de-ver%C3%A3o-termina-%C3%A0-meia-noite-deste-s%C3%A1bado-1.694451

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.