quarta-feira, 17 julho 2019
Início / Atualidades / Abusou da bebida? Sopas e caldinhos são dica para espantar a ressaca

Abusou da bebida? Sopas e caldinhos são dica para espantar a ressaca

Abusou da bebida no Ano Novo? Sopas e caldinhos são dica para espantar a ressaca

Para quem “passou da dose” nos festejos da virada, pratos simples e saborosos são opções para afastar efeitos do dia seguinte à bebedeira

Exagerar na bebida é mais do que comum nas comemorações do Ano Novo – afinal, não é todo dia, mas apenas uma vez a cada ano que dá para celebrar a troca no calendário. Ainda assim, quem abusou de espumantes, cervejas e outras bebidas alcoólicas fatalmente deve encarar a temida ressaca no seu primeiro dia de 2017. Mas se o mal-estar pós-bebedeira é inevitável, a boa notícia é que dá para curar ou diminuir seus sintomas com sopas e caldinhos simples de fazer, saborosos e cheios de saúde.

Caldinhos e sopas são boas pedidas para quem está de ressaca porque contribuem para hidratar o corpo e repor os nutrientes de que o organismo precisa para se recuperar dos excessos. A receita fica ao gosto de cada um, e por isso o Portal A Crítica reuniu três variações de caldinhos e sopas que são tiro-e-queda para aliviar os sintomas da noite de bebedeira. Confira mais abaixo as receitas completas, com ingredientes e modos de preparo.

Saborosa e fácil de fazer
Iguaria tradicional de botecos, o caldinho de feijão é a indicação de Thiago Santana, chef do Ferrugem Rock Gourmet, para curar a ressaca do réveillon. “Depois de uma cervejada, é sempre bom consumir uma comida bem nutritiva”, explica ele, que compartilha a receita servida em seu bar e feita com ingredientes simples: feijão preto, bacon, paio, alho e coentro. “Quem gosta coloca uma pimentinha e fica ótimo”.

Regional tiro-e-queda
Outra receita infalível para combater os efeitos da bebedeira é bem regional: o tacacá. Amazonenses e nortistas em geral sabem que a combinação de tucupi, goma de mandioca, folha de jambu e camarão, servida bem quente e opcionalmente incrementada com molho de pimenta murupi, ajuda a animar e é uma boa opção para quem abusou do álcool no dia anterior.

Leve e nutritiva
E quem prefere uma opção mais leve para afastar o desgaste pós-festejos pode apostar na sopa de missô e legumes. A receita ajuda na hidratação corporal e é rica em nutrientes e enzimas, dessa forma atuando diretamente contra o mal-estar.

E as dicas ficam valendo para todo o resto do ano: quando o excesso de bebida cobrar a fatura no dia seguinte, aposte nos caldinhos e sopas para espantar o mal-estar e levantar o moral!

RECEITA
Caldinho de feijão, por Thiago Santana, do Ferrugem Rock Gourmet

Ingredientes
Feijão preto
Bacon
Paio
Alho
Cebola
Sal

Modo de preparo
1. Cozinhe o feijão com água e sal numa panela de pressão até ficar ao dente. Reserve.
2. Numa caçarola frite o bacon na própria banha. Acrescente o alho e a cebola, frite até esta ficar macia e em seguida acrescente o paio.
3. Acrescente cerca de três conchas do feijão ao dente, refogue e junte ao restante da mistura. Cozinhe em fogo médio até engrossar o caldo.
4. Bata no liquidificador e sirva com uma pitada de coentro.

RECEITA
Tacacá tradicional

Ingredientes
2 litros de tucupi
600g de camarão seco
3 maços de jambu
4 dentes de alho batidos
600g de goma de mandioca
Sal a gosto
Água

Modo de preparo
1. Ferva 2 litros de água com sal a gosto. Acrescente o alho e, aos poucos, o tucupi. Deixe ferver por duas horas.
2. Misture a goma numa panela com um litro de água e um pouco de sal. Leve ao fogo e mexa até dar o ponto de sua preferência. Reserve.
3. Numa panela grande, aqueça um litro de água com pouco sal. Acrescente as folhas de jambu, e deixe até ferver. Escorra e reserve.
4. Retire as cabeças dos camarões, lave, escorra e reserve. 5-  Sirva numa cuia, nesta ordem, uma concha de goma, o tucupi, folhas de jambu e camarões a gosto.

RECEITA
Sopa de missô e legumes

Modo de preparo
350g de arroz integral
150g de tofu
2 cebolas médias
2 xícaras de cenoura cortada em tiras curtas
2 pimentões
1 alho-poró
1 ramo de salsa
1 colher de sopa de missô
Azeite
Ervas

Modo de preparo
1. Leve o arroz para cozinhar.
2. Numa panela grande, aqueça duas colheres de sopa de azeite e junte a cebola, o pimentão e o alho-poró. Adicione depois a cenoura e um pouco de água. Deixe cozinhar por 10 minutos.
3. Acrescente o tofu e deixe em fogo baixo por mais 5 minutos. Reserve.
4. Em separado, prepare um molho com o miso, salsa picada e ervas a gosto. Use um pouco de azeite para diluir o miso.
5. Mexa bem e misture com os legumes e o tofu.
6. Sirva com o arroz.

Com informações Acritica.

Veja também...

Médico japonês de 105 anos revelou 12 conselhos para viver bem: vale a pena conferir

Médico japonês de 105 anos revelou 12 conselhos para viver bem: vale a pena conferir …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.