sexta-feira, 24 maio 2019
Início / Conteúdo / Vale apresenta nesta quinta novas medidas emergenciais e reparadoras – Horizontes

Vale apresenta nesta quinta novas medidas emergenciais e reparadoras – Horizontes

[ad_1]

A mineradora Vale deverá apresentar à Justiça, em audiência marcada para quinta-feira (15), um pacote de medidas emergenciais e reparadoras que beneficiem a comunidade de Brumadinho, em Minas Gerais. A região foi devastada, no dia 25 de janeiro, pela lama de rejeitos liberada durante o rompimento de uma barragem da Mina Córrego do Feijão, de propriedade da mineradora. 

De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a audiência da Vale será às 14h de quinta-feira na 6ª Vara da Fazenda Pública Estadual e Autarquias, à qual a mineradora entregará um termo de ajuste preliminar (TAP) contendo as medidas de forma detalhada.

Na última audiência de conciliação organizada pelo TJMG, na semana passada, o juiz Elton Pupo Nogueira determinou que a mineradora restitua R$ 13.447.891,50 aos cofres públicos de Minas Gerais, correspondentes ao total de despesas geradas pela tragédia e providenciados pelo governo estadual. O valor foi retirado do montante de R$ 1 bilhão, bloqueado da empresa em ação civil pública do governo mineiro, mediante pedido de tutela antecipada na Justiça.

Em nota, o TJMG explica que a Advocacia-Geral do Estado (AGE) consolidou, em planilha, um levantamento preliminar dos gastos produzidos pelo desastre, como custos com a mobilização de equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e de secretarias do estado, hospitais, instituições e fundações ligadas ao meio ambiente. A Vale, informa o tribunal, solicitou ao governo que comprove tais expensas com documentos como notas fiscais e recibos.

Balanço

Segundo balanço divulgado na manhã desta terça-feira (12) pela Defesa Civil de Minas Gerais, até agora, foram confirmadas 165 mortes no desastre. Ainda há 155 pessoas desaparecidas.

Leia mais:

Ibama vê falha no salvamento de animais e aplica nova multa à Vale

MP diz que Vale sabia de riscos em Brumadinho e pede medidas de urgência em barragens de Minas

Defesa Civil quer concluir contagem de casas atingidas em Brumadinho

Recuperação de área verde devastada em Brumadinho levará cem anos

Agência determina inspeções diárias em mineradoras com barragens

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/vale-apresenta-nesta-quinta-novas-medidas-emergenciais-e-reparadoras-1.693377

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.