domingo, 17 fevereiro 2019
Início / Conteúdo / Temporada clássica começa nesta quinta-feira – Almanaque

Temporada clássica começa nesta quinta-feira – Almanaque

Os apreciadores da música clássica já podem começar a fazer seu roteiro de concertos para o ano. Nesta quinta, 14, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais abre sua programação de 2019. Na terça da semana que vem, é a vez da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e do Coral Lírico de Minas Gerais, na já tradicional apresentação ao meio-dia no Palácio das Artes.

Na sessão de abertura, a Filarmônica irá apresentaro os prelúdios: Poema Sinfônico nº 3 de Liszt e a Primeira Sinfonia de Mahler. A temporada 2019 da Filarmônica celebra aniversários de emblemáticos compositores: 200 anos de Offenbach e de Suppé; 175 anos de Rimsky-Korsakov; 150 anos de Roussel; 100 anos de Claudio Santoro; 75 anos de Marisa Rezende; 150 anos da morte de Berlioz; e 125 anos da morte de Chabrier. As apresentações de estreia da temporada 2019 serão na quinta e na sexta, às 20h30.

A Filarmônica de Minas Gerais oferece séries de concertos “Allegro”, “Vivace”, “Presto” e “Veloce” (realizadas às quintas e sextas-feiras) e “Fora de Série” (aos sábados). “Convido os mineiros a fazerem parte dessa experiência, que, há mais de uma década, tem transformado nossa vida cultural”, destaca o maestro Fabio Mechetti, diretor Artístico e regente titular à frente da orquestra desde a sua criação.

A Filarmônica trabalha com dois sistemas de venda de ingressos. Um é o da compra de temporadas. Para 2019, as assinaturas já estão encerradas. A vendas avulsas começaram no dia 5 último. Para os concertos de quinta e sexta, podem ser adquiridos o ano todo. Os do “Fora de Série”, aos sábados, são vendidos a partirde terça-feira da semana do concerto

Além disso, uma celebração especial marcará os 80 anos do compositor pernambucano Marlos Nobre. A Filarmônica de Minas, em colaboração com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e a Fundação Gulbenkian, de Lisboa, encomendou a Nobre o concerto para violoncelo, cuja estreia em Belo Horizonte terá a participação do violoncelista Antonio Meneses.

Já a Sinfônica irá apresentar, na abertura da temporada de 2019, duas das obras mais emblemáticas dos compositores austríacos Wolfgang Amadeus Mozart e Anton Bruckner: Missa da Coroação, de Mozart, e Te Deum, de Bruckner. Os concertos contarão, também, com a participação de quatro solistas mineiros: Aline Lobão (mezzosoprano), Deborah Burgarelli (soprano), Lucas Damasceno (tenor) e Mauro Chantal (baixo).

Nessa série, o maestro Silvio Viegas convida algumas pessoas da plateia para ocuparem cadeiras estrategicamente posicionadas no palco e assistirem ao concerto perto dos músicos. Trata-se do projeto “De Dentro do Palco”, iniciativa do maestro que tem o objetivo de aproximar as pessoas da música erudita.

Considerada uma das principais missas breves de Mozart, Missa da Coroação dará início aos concertos. Acredita-se que foi apresentada durante a coroação de Francis II como imperador romano em 1792 e, em contexto litúrgico, a obra foi tocada no Vaticano em 1985, durante missa rezada pelo Papa João Paulo II. Já na segunda parte do concerto, a Sinfônica, o Coral Lírico e os solistas interpretarão Te Deum, hino composto para quatro solistas, coro, orquestra e órgão, considerado por Bruckner o grande orgulho de sua vida.

Além disso

A programação dos clássicos atende, também, àqueles que apreciam a ópera. No próximo dia 24, domingo, “Carmina Burana” será apresentada no Sesc Palladium. A apresentação será às 19h, no Grande Teatro. Considerada um dos grandes sucessos da música de concerto, Carmina Burana é um dos grandes hits da música clássica e é, de longe, a obra mais conhecida do compositor alemão Carl Orff (1895-1982).

A ópera foi escrita em 1935 e estreada em junho de 1937, em Frankfurt. A obra baseia-se em uma seleção feita por Carl Off entre os mais de 300 textos escritos na idade média encontrados em um mosteiro na Baviera. Orloff escolheu 22 poemas para escrever Carmina.

A apresentação será feita pelo Coro Virtuosi, formado por 40 cantores líricos profissionais de Belo Horizonte, e pelo Grupo de Percussão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Os ingressos variam R$ 20 a R$ 90. Os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo terão 60% de desconto sobre o valor da inteira para os eventos realizados no Sesc Palladium, limitado a 200 lugares.

 


Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/temporada-cl%C3%A1ssica-come%C3%A7a-nesta-quinta-feira-1.693442

Veja também...

Chuva arrasta carros, inunda casas e interdita trecho da Vilarinho; veja vídeos – Horizontes

O temporal que atingiu Belo Horizonte, na tarde deste domingo (17), provocou diversas ocorrências. Há …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: