sábado, 7 dezembro 2019
Início / Conteúdo / Seminário discute turismo e cidades inteligentes em BH – Horizontes

Seminário discute turismo e cidades inteligentes em BH – Horizontes

[ad_1]

Um seminário promovido pela Belotur vai promover, nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), discussão sobre “cidades e destinos turísticos inteligentes”. O evento está dividido entre palestras e painéis na parte da manhã, e workshops à tarde. Cerca de 500 pessoas são esperadas nos dois dias. 

Com o objetivo de conhecer e trocar informações sobre experiências que deram certo, o encontro reúne especialistas mineiros, de outras regiões do Brasil e até de outros países do mundo, como Jorge Pérez Jaramillo, responsável pelo Plano de Ordenamento Territorial de Medellín (2014-2027), conhecido como o “milagre de Medellín”, na Colômbia.

Ao final do evento, um relatório contendo todas as informações debatidas nos dois dias, incorporando respostas colhidas por uma pesquisa que será feita ao final do evento. “Isso vai ajudar a Belotur na preparação e tomada de ações estratégicas em uma série de projetos para a cidade, inclusive na realização de outros encontros e seminários”, afirma Marcos Boffa, diretor de Políticas de Turismo e Inovação da Belotur.

Na manhã desta quinta, a abertura do seminário foi feita pela secretaria municipal de Política Urbana, Maria Caldas. Ela destacou a necessidade de evolução do modelo atual. “Da forma como temos pensado o turismo, está claramente esgotado. As pessoas que visitam uma cidade não querem só conhecer museus, mas vivenciar o lugar, estar na rua experienciando a vida de quem mora naquele local”, afirmou. 

Para a chefe da pasta, o novo plano diretor é fundamental nesse processo para que outras regiões da cidade tenham a mesma funcionalidade que a Centro-Sul e esteja incluído no turismo da capital. A secretaria destacou ainda o importante ambiente geográfico em que BH se encontra, rodeada por cidades históricas e natureza. 

Segundo dia

O segundo dia de programação contará com a palestra de Frederico de Arteaga Vidiella, Diretor de Planejamento do Grupo Jose Cuervo, da cidade de Tequila, no México, que traz o tema: ‘Certificação de Destinos Turísticos Inteligentes’. O painel será mediado por Danielle Fernandes Costa Machado, coordenadora do curso de turismo da UFMG. Participam ainda Max Oliveira, Cofundador e CEO da MaxMilhas e Federico de Arteaga Vidiella. Para fechar os trabalhos, será realizado workshop ministrado por Danielle Machado, que vai abordar o e-turismo e a inovação no marketing de destinos turísticos inteligentes.

Programação

20 e 21 de setembro – Auditório JK da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1212)

20/09 – Cidades Inteligentes

8h30 – Cadastramento e café de boas-vindas

9h – Abertura oficial – Maria Fernandes Caldas – Secretária Municipal de Política Urbana

9h30 – “Planejamento Urbano e Cidades Inteligentes” – Jorge Pérez Jaramillo, responsável pelo Plano de Ordenamento Territorial de Medellín (2014-2027), integrante do processo de transformação urbana que levou a cidade a ser considerada a mais inovadora do mundo em 2013.

10h30 – Painel “Cidades Inteligentes” – Mediação: Stella Hiroki, consultora com foco na participação feminina para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Participantes: Jorge Pérez Jaramillo; Thaís Nahas, idealizadora do Lab de Inovação Urbana Florianópolis e consultora na Intelink; e Bráulio Magalhães Fonseca, vice-chefe do Departamento de Cartografia da UFMG.

12h – Almoço

13h30 às 18h – Workshop ministrado por Stella Hiroki – os inscritos serão divididos em 6 grupos (Smart People, Smart Economy, Smart Governance, Smart Living, Smart Mobility e Smart Environment) e discutir projetos a partir de suas experiências e ideias para aplicar a tecnologia de forma mais consciente em seu cotidiano urbano.

21/09 – Destinos turísticos inteligentes

8h30 – Cadastramento e café de boas-vindas

9h – Abertura oficial – Aluizer Malab – Presidente da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur

9h30 – Palestra “Certificação de Destinos Turísticos Inteligentes” – Federico de Arteaga Vidiella – Diretor de Planejamento do Grupo Jose Cuervo, Tequila/México.

10h30 – Painel “Destinos Turísticos Inteligentes” – Mediação: Danielle Fernandes Costa Machado – Coordenadora do curso de turismo da UFMG. Participantes: Max Oliveira – Cofundador e CEO da MaxMilhas e Federico de Arteaga Vidiella.

12h – Almoço

13h30 às 18h – Workshop ministrado por Danielle Machado. A dinâmica abordará o e-turismo e a inovação no marketing de destinos turísticos inteligentes.

 

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/semin%C3%A1rio-discute-turismo-e-cidades-inteligentes-em-bh-1.657364

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.