quarta-feira, 18 setembro 2019
Início / Conteúdo / Promove e Kennedy oferecem minicursos gratuitos na área da saúde; confira – Saúde

Promove e Kennedy oferecem minicursos gratuitos na área da saúde; confira – Saúde

[ad_1]

Epilepsia, parada cardiorrespiratória, reanimação cardiopulmonar. Essas são algumas das situações de assistência, urgência e emergência que serão tratadas em minicursos que ocorrerão nos dias 30 e 31 deste mês nas Faculdades Promove e Kennedy em Belo Horizonte. As atividades são gratuitas e renderão certificados emitidos pelas instituições.

Professores do curso de enfermagem farão duas oficinas. A primeira, que ocorrerá no dia 30, trará noções de “Assistência de enfermagem ao paciente com lesões cutâneas”. Essa atividade, no entanto, de acordo com Débora Cristine Gomes Pinto, professora das faculdades, e estomoterapeuta – profissional que cuida de feridas e outras enfermidades, como incontinências anais e urinárias – será feita para pessoas com conhecimento prévio, como técnicos em enfermagem.

A professora explica que existe essa necessidade pois as orientações serão dadas àqueles que lidam com situações desse tipo. “Requer um público específico, pois parte da assistência é exclusiva do profissional enfermeiro, e, é claro, dos técnicos e auxiliares de enfermagem, observando as legislações de cada atribuição”, explica.

Entre a programação do curso que será realizado no dia 30, das 18h às 22h, Débora destaca os processos de cicatrização. “Vamos abordar as três fases: a inflamatória, a proliferativa e a etapa de maturação da ferida. É importante compreender esses procedimentos pois são comuns a quaisquer lesões cutâneas”, ressalta.

Primeiros socorros

No dia seguinte, no mesmo horário, de acordo com a professora, o curso de “Primeiros socorros” pretende trazer respostas a questionamentos como o que fazer em uma situações de urgência e emergência. A aula ocorrerá no laboratório das faculdades que conta com desfibrilador automático e manequins.

Nesse curso, não será necessário algum conhecimento prévio. “É voltado para qualquer pessoa que tenha interesse na área e que queira aprender a lidar nessas situações emergenciais, quando, por exemplo, uma pessoa tem crise epiléptica em via pública”, explica a professora, adiantando que as atividades serão dinâmicas e em formato de oficina.

Minicursos

Os minicursos de enfermagem fazem parte de uma ação das Faculdades Promove e Kennedy que realizarão, entre os dias 19 de janeiro e 7 de fevereiro, 11 capacitações gratuitas. As aulas serão ministradas por profissionais qualificados, que atuam nas áreas relacionadas aos temas. 

“Os cursos serão gratuitos, de alta qualidade”, frisa a gestora do projeto, Gleyzi Gomes, que também é professora do grupo. De acordo com a docente, os estudantes que concluírem as atividades receberão certificados, especificando as referidas cargas horárias.

Matrículas

Os cursos são destinados ao público externo da faculdade, uma vez que o objetivo é proporcionar a capacitação a pessoas que estão fora do meio acadêmico. Vagas para alunos da faculdade são limitadas. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário on-line (clique aqui) com dados pessoais, como data de nascimento, e-mail e telefone.

É preciso ter o ensino médio completo. Apenas os interessados na capacitação “assistência de enfermagem ao paciente com lesões cutâneas” devem ter conhecimento prévio, como um curso de técnico. As aulas ocorrerão nas unidades das Faculdades Promove e Kennedy em Belo Horizonte.

 

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/sa%C3%BAde/promove-e-kennedy-oferecem-minicursos-gratuitos-na-%C3%A1rea-da-sa%C3%BAde-confira-1.685351

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.