sexta-feira, 24 maio 2019
Início / Conteúdo / Pelo menos 377 blocos vão desfilar fora da região Centro-Sul no Carnaval de BH – Horizontes

Pelo menos 377 blocos vão desfilar fora da região Centro-Sul no Carnaval de BH – Horizontes

[ad_1]

BH vai conhecer nesta quarta-feira (13) as ações planejadas para o maior Carnaval da história da cidade. Dentro da programação oficial que será lançada pela Belotur está a descentralização da festa. Mais de 60% dos blocos de rua vão se apresentar fora da região Centro-Sul. Serão pelo menos 377 desfiles nas demais regionais durante a pré-folia e os quatro dias do reinado de Momo.

Em 2018, quase metade dos grupos se reuniu nas imediações da avenida do Contorno e em bairros da zona Sul. Um deles foi o tradicional Chama o Síndico, que nos últimos sete anos teve como palco a avenida Afonso Pena. Agora, o local escolhido para divertir os foliões será a Abrahão Caram, junto ao Mineirão.

“Reconhecemos a importância da descentralização. Inicialmente, as pessoas se assustam com o desvio de rota, imaginam que ninguém vai pela distância. Mas tem uma população que mora ali. Vamos atrair gente nova também”, explicou a produtora Renata Chamilet.

Segundo ela, datas e horários também influenciaram. O Chama o Síndico irá abandonar a noite de quarta-feira que precede a festa para sair no domingo de Carnaval, a partir das 9h. A componente ainda diz que a escolha da Pampulha leva em conta um local que comporte público e estrutura.

Nas ruas de BH pela primeira vez, o Filhas de Clara já nasce com a proposta de arrastar foliões para fora do circuito tradicional. O cortejo, que vai homenagear a mineira Clara Nunes, desfilará neste domingo, às 13h, na avenida que leva o nome da sambista no bairro Renascença, região Nordeste.

O desfile antes do período oficial da folia é justificado pela quantidade de grupos cadastrados para o Carnaval, podendo atrair mais pessoas sem ter que competir com os demais. 

“É importante levar a folia para outros lugares como forma de desafogar o Centro e democratizar a cidade”, diz Orlando Junior, produtor do Filhas de Clara, que terá a presença de Aline Calixto, Marina Machado e Tia Elza.

Conforme o Hoje em Dia antecipou em 5 de janeiro, a festa momesca de 2019 terá 590 blocos. São 180 grupos a mais que no ano passado. Diante de uma festa maior, os desafios aumentam, principalmente na área da segurança.

A Guarda Municipal evitou antecipar detalhes do planejamento, alegando que as informações serão dadas hoje. Porém, adiantou que todo o efetivo, de 2.055 agentes, estará empenhado. Uma viatura vai transmitir, por meio de uma rede 4G, imagens em tempo real para o Centro Integrado de Operações da PBH.

A Belotur só vai se manifestar hoje. A Polícia Militar também.

(Colaboraram Lucas Eduardo Soares e Simon Nascimento)

Editoria de Arte

Carnaval 2019

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/pelo-menos-377-blocos-v%C3%A3o-desfilar-fora-da-regi%C3%A3o-centro-sul-no-carnaval-de-bh-1.693504

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.