domingo, 8 dezembro 2019
Início / Conteúdo / Lama levaria 1h para atingir Rio Acima e 2h para chegar em Itabirito, segundo Defesa Civil – Horizontes

Lama levaria 1h para atingir Rio Acima e 2h para chegar em Itabirito, segundo Defesa Civil – Horizontes

[ad_1]

Moradores de municípios que estariam no caminho do mar de lama em caso de um novo rompimento de barragem, como Ouro Preto, Itabirito e Rio Acima, não devem ser evacuados por enquanto, afirmou o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel Flávio Godinho, em entrevista à imprensa na noite desta quarta-feira (20). “Não há o que se falar em evacuação nesse momento. Está em elaboração com as defesas civis municipais um plano de emergência, para saber para onde ir em caso de rompimento. Mas, se houver o toque da sirene, será de forma real, emergencial”, avisa. 

Segundo o tenente-coronel, Itabirito estaria a uma distância de 2h da chegada da lama, enquanto Rio Acima seria atingida após 1h10. “As evacuações foram relativas a áreas da Zona de Autossalvamento. Agora, vamos nos reunir para apresentar este plano de emergência para que essas pessoas saibam para onde ir em caso de rompimento”, complementou. 

Até as 17h desta terça, 125 pessoas teriam sido retiradas de casas, sendo 25 delas das proximidades da mina da Fábrica, em Ouro Preto, e 100 da mina Vargem Grande, em Nova Lima. 

“Algumas pessoas possuem casas de fim de semana, então os trabalhos de localização e remoção de bens e animais dessas pessoas continuam nesta quinta”, disse Godinho.

As pessoas removidas de suas casas foram encaminhadas pela Vale para os hotéis Ouro Minas, em BH, suítes no Alphaville, em Nova Lima, e ao Hotel Samba, em Itabirito. Entretanto, alguns dos atingidos preferiram ir para casas de familiares. 

 “Também foi disponibilizado um local para que fossem levados animais de pequeno e grande porte”, afirmou o coordenador adjunto da Defesa Civil de Minas Gerais.

Leia mais:

Moradores de Brumadinho protestam contra a Vale na porta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Justiça determina que Vale implemente plano de emergência em Itabirito por causa de barragens

Mensagem de WhatsApp sobre evacuação em Honório Bicalho é falsa

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/lama-levaria-1h-para-atingir-rio-acima-e-2h-para-chegar-em-itabirito-segundo-defesa-civil-1.695417

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.