sexta-feira, 19 julho 2019
Início / Conteúdo / Jovens com vez e voz no Legislativo – Montes claros

Jovens com vez e voz no Legislativo – Montes claros

[ad_1]

As inscrições para participar do projeto Parlamento Jovem (PJ) da Câmara de Montes Claros estão abertas. São disponibilizadas no município seis vagas para o cargo de monitor e quatro para as escolas públicas ou privadas que desejam participar do programa de formação política voltado aos estudantes do ensino médio

O projeto, que chega à 10ª edição, é uma parceria da Escola do Legislativo da Câmara de Montes Claros com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas.

As propostas elaboradas pelos alunos são enviadas para Câmara de Montes Claros, como já feito anteriormente, em que foi discutido o tema “Educação Política nas Escolas”, em 2017, com oito propostas dos alunos discutidas na Câmara – a “Semana da Consciência Política nas escolas” é um exemplo.

O tema deste ano é Discriminação Étnica Racial. “É um assunto que precisa ser discutido há tempos. As formações temática e básica do Parlamento Jovem são imprescindíveis para que tenhamos cidadãos conscientes e participativos”, considera a coordenadora da Escola do Legislativo, Cristiane Nunes.

O credenciamento será dividido em duas etapas. A primeira é referente aos monitores, que para participar devem ter formação em ciências sociais, história, direito ou filosofia ou cursar uma das áreas e ser ex-aluno do Parlamento Jovem. O cadastro para monitores vai até 18 de fevereiro.

A segunda etapa é voltada para as escolas, sejam elas particulares ou públicas, desde que sejam do ensino médio. São oferecidas seis vagas e as instituições de ensino têm até 22 de fevereiro para se inscreverem. Serão selecionadas quatro instituições montes-clarenses e o lançamento dos trabalhos será no final de março.

 

FORMAÇÃO

O PJ foi implantado em 2010 para engajar os alunos na discussão de temas como educação para a cidadania, formação política, participação e envolvimento efetivo dos jovens no processo de estudo, produção de leis e de funcionamento do Poder Legislativo. Em todos esses anos, foram mais de 700 estudantes e 90 monitores participantes.

A coordenadora reafirma que o PJ oferece um espaço para os jovens refletirem sobre o papel do Poder Legislativo, além da importância da participação política na democracia. O aluno participa ativamente e a sua voz é ouvida pela Câmara que, inclusive, pode propor projetos inspirados nas discussões e propostas dos estudantes.

“Nosso polo cresceu, somos agora cinco municípios (Bocaiuva, Ibiracatu, Itacarambi, Janaúba e Montes Claros) no Polo Norte do Parlamento Jovem. Estamos felizes com esta expansão”, ressalta Cristiane.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones: (38) 3690-5400/3690-5454 ou pelo e-mail: escolalegislativomoc@hotmail.com.

* Estagiário sob supervisão do editor

[ad_2]
Click aqui e acesse o artigo original
https://onorte.net/montes-claros/jovens-com-vez-e-voz-no-legislativo-1.693268

Veja também...

Brasil continuará incomodando países concorrentes no agronegócio, diz ministra – Economia

[ad_1] A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse nesta segunda-feira, 11, em Não-me-Toque (RS), onde …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.