quinta-feira, 2 abril 2020
Início / Atualidades / Exagerou no Réveillon? Aprenda uma receita para acabar com a ressaca

Exagerou no Réveillon? Aprenda uma receita para acabar com a ressaca

A receita leva ingredientes que ajudam a repor os minerais no corpo. Nutricionista deu dicas de alimentos para consumir após exagero da virada.

A tradição é que todos fiquem acordados para esperar o novo ano chegar e apesar de cada um ter o seu modo de celebrar, a grande maioria passa o Réveillon se esbaldando em bebidas alcoólicas. O problema é que no dia seguinte bem cedo aparece sintomas como: dor de cabeça e enjoo, mas conhecido como ressaca.

E por conta da ressaca, a nutricionista Juliana Furtado desenvolveu um ‘smoothie’, uma bebida refrescante e de consistência cremosa que pode ser servido em qualquer hora do dia. Ela é feita com ingredientes que ajudam a repor todos os nutrientes perdidos pelo consumo de álcool.

“Normalmente na noite anterior você tem ingerido muita toxina e o seu corpo vai precisar eliminá-las. Esse processo de eliminação que é normal acaba sendo prejudicado quando o sistema está sobrecarregado. Isso reflete diretamente no nosso bem estar, o corpo fica cansado, a falta de água dá dor de cabeça e as náuseas são intensas porque não há nutrientes no estômago”, disse.

Na receita que leva banana, laranja, abacaxi e espinafre, cada ingrediente conta com uma propriedade que ajuda na reposição de minerais no corpo.

“A banana e o espinafre contam com uma ótima carga de potássio, fósforo, magnésio e manganês que são minerais de grande importância para os aspectos bioquímicos do corpo. A laranja é rica em vitamina C e A e é antioxidante. O abacaxi é diurético e ajuda na digestão até para quem comeu muito na noite anterior”, contou.

Ainda que a receita ajude a curar ressaca, a nutricionista alerta que uma orientação muito importante é ingerir água. “A água é de grande importância para quase tudo dentro do nosso corpo, nessa situação. Ela ajuda a diluir o álcool do sangue, já que absorção dele é muito rápido. Além de também ajudar na reposição de água no corpo, mas conhecido com a hidratação”, disse.

Smoothie para ressaca (Foto: Samantha Araújo/G1)

Juliana Furtado destacou também a importância das frutas para ajudar no funcionamento do estômago, que segundo ela, por conta da bebedeira fica bastante irritado, já que o álcool não reage bem com ácido clorídrico, que é o ácido do estômago.

“Uma alta concentração de álcool nesse órgão, manda qualquer alimento para fora. Com a glicose da fruta o estômago terá algo que não é álcool para digerir. Então antes de comer algo mais pesado, o ideal é que você beba muita água e comece com as frutas, que vai ajudar o estomago a funcionar normalmente”, falou.

Ingredientes
1 ramo de espinafre
1 fatia de abacaxi
1 laranja (suco)
1 banana congelada
Gelo a gosto

Smoothie para ressaca (Foto: Samantha Araújo/G1)

Com informações do G1.

Veja também...

Clima de deserto; calor em Minas Gerais bate recorde

O tempo seco bate recorde em Belo Horizonte, o clima de deserto domina regiões do estado e o fantasma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.