quarta-feira, 20 novembro 2019
Início / Capa / Deputado André Janones concorrerá à Prefeitura de BH

Deputado André Janones concorrerá à Prefeitura de BH

O deputado federal André Janones (Avante) vai disputar a Prefeitura de Belo Horizonte nas próximas eleições. O nome dele será confirmado como pré-candidato no próximo sábado em convenção da legenda na capital.

Janones foi o terceiro deputado mais votado em Minas para o cargo na Câmara nas últimas eleições. Usando a mineiridade, o parlamentar disse, nesta terça-feira, que aceita o projeto do partido e deixa o nome à disposição para concorrer, desde que a disputa seja “para ganhar” e não apenas para dar publicidade ao nome dele ou à legenda.

“A tendência é que meu nome seja oficializado. O que eu prezo muito é a nova política, então eu não vou admitir entrar em uma disputa apenas para dar visibilidade para concorrer em 2022 a algo maior. Se o partido me der a garantia de ter viabilidade e que a gente vai entrar para vencer as eleições eu coloco meu nome à disposição”, afirmou.

Até o momento, já disseram estar na disputa o prefeito Alexandre Kalil (PSD), que declarou que disputará a reeleição, o deputado estadual João Vitor Xavier (Cidadania), a atual secretária-adjunta de estado de Planejamento e Gestão Luísa Barreto (PSDB), além do deputado estadual Mauro Tramonte (PRB). Outros nomes figuram como possibilidades, mas ainda não sinalizaram de forma definitiva, como é o caso do vereador Mateus Simões (Novo), que é ventilado internamente na legenda, além de Bruno Engler (PSL).

Para a disputa, o André Janone afirma que, assim como seu principal concorrente, o prefeito Alexandre Kalil (PSD), – que aparece na frente nas pesquisas de intenção de voto divulgadas recentemente -, vai apostar em autenticidade, porém, vai além.

“Em Belo Horizonte não consigo enxergar tantos avanços que justifique essa popularidade (de Kalil). O que justifica é o excesso de autenticidade, isso ele tem”, afirmou. O futuro pré-candidato ainda apontou que “tem muito respeito” pelo atual prefeito da cidade. Contudo, o parlamentar acredita ser um “projeto alternativo”, para quem também gosta de “gente de verdade”, mas tem críticas à gestão do ex-presidente do Atlético.

Janones está em sua primeira legislatura na Câmara dos Deputados. Desde que assumiu o mandato já protagonizou algumas cenas de embates fortes e por fazer críticas à classe política. Uma deles, por exemplo, lhe rendeu uma representação na Comissão de Ética da Casa.

Nesta quarta-feira (16), o deputado JHC (PSB-AL) apresentará seu parecer preliminar à representação apresentada pelo Solidariedade contra Janones. O partido alega que o parlamentar fez uma transmissão pelo Facebook ofendendo os membros do Parlamento e trazendo “dados inverídicos sobre a atuação do Poder Legislativo”. Quanto a isso, ele alega que “está tranquilo” e que a comissão deve arquivar o caso.

Ainda sobre a disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte, André Janones afirmou que entra na disputa de bom agrado, mas, apesar disso, faz algumas exigências ao partido. Entre elas, a de fugir de prática frenquentemente recorrente de agregar a chapa algum nome do que ele chama de “velha política”.

“Eu não vou aceitar na chapa nenhum cacique político, ninguém envolvido em corrupção, por exemplo”. O contrário dessa realidade, segundo ele, será motivo para que a candidatura deixa de existir.

Na quinta-feira, o parlamentar deve se encontrar na capital com o presidente do partido, o também deputado federal Luis Tibé para oficializar o convite, antes da votação do próximo sábado.

O evento do Avante, será realizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte, e vai oficializar a filiação de 43 prefeitos ao partido.

Com informações do Estado de Minas.

Veja também...

Limpeza em hospital não extermina bactérias

Uma pesquisa feita no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.