domingo, 18 agosto 2019
Início / Atualidades / As 60 melhores receitas para deixar sua Semana Santa mais gostosa

As 60 melhores receitas para deixar sua Semana Santa mais gostosa

As melhores receitas para deixar sua Semana Santa mais gostosa

A Semana Santa é uma data muito importante para os cristãos, pois celebra a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Esse é um período em que vários rituais são seguidos, e um deles é deixar algumas carnes de lado e dar lugar para peixes e frutos do mar nas refeições.

O consumo de alimentos que vivem na água é tão comum nessa época do ano, que mesmo pessoas que não são religiosas também aproveitam e entram nesse embalo. Isso faz com que seja interessante conhecer uma grande variedade de receitas para saborear um prato diferente e que ao mesmo tempo seja muito saboroso.

Então, independente de você ser cristão ou não, vale a pena conferir algumas receitas para testar em casa nesse período em que os peixes ganham destaque.

Receitas com bacalhau para semana santa

1. Panelinha com bacalhau cremoso: essa é uma receita em que o bacalhau é cozido no leite. Depois disso, o mesmo leite é usado para cozinhar algumas batatas, que formam um purê. O bacalhau é grelhado em uma frigideira com azeite e todos os itens são combinados com ovos e levados ao forno. O resultado é um prato extremamente cremoso e que ainda conta com uma casquinha crocante.

2. Quiche de bacalhau: a quiche é uma torta que conta com uma casquinha crocante e um recheio super cremoso, que combina o bacalhau com ovos, creme de leite e temperos. O resultado desse prato é uma combinação de sabores e texturas que podem deixar qualquer um com água na boca.

3. Bacalhau com natas: o bacalhau combina muito bem com batata, por isso, essa é uma receita que leva os dois ingredientes, além, é claro, da nata. Essa é uma opção simples, mas cheia de sabor para a sua refeição da semana santa.

4. Bacalhau gratinado: essa é outra opção em que o bacalhau é combinado com batata, porém, aqui, o prato ainda leva requeijão, queijo, creme de leite e vários temperos. O resultado é uma refeição super cremosa e com um gostinho incrível.

5. Bacalhau espiritual: essa é uma receita dividida em quatro etapas, por isso, seu preparo não é dos mais rápidos. Porém, a combinação de ingredientes, como o molho béchamel com o bacalhau, por exemplo, faz com que esse prato fique cremoso na medida certa e super leve.

6. Bacalhau à moda antiga: se você está procurando por uma receita que conte com uma lista de ingredientes bem curtinha, mas que tenha um sabor incrível, essa pode ser a opção ideal para testar na sua casa. Com certeza, sua semana santa ficará muito mais gostosa com esse prato, que combina bacalhau, batata e temperos como a hortelã.

7. Bacalhau cremoso: essa é mais uma receita em que o bacalhau é combinado com batatas. Porém, aqui os ingredientes que entram em cena para incrementar seu sabor são diferentes, o vinho branco, por exemplo, é um desses itens.

8. Escaldado de bacalhau: nessa receita, além de aprender a preparar um delicioso escaldado de bacalhau, você também confere como fazer um delicioso pirão para servir como acompanhamento. Essa é uma combinação que fica com um gostinho incrível.

9. Torta de bacalhau: que tal preparar uma torta em que a massa é feita com couve-flor e o recheio com bacalhau? Essa é uma opção super leve para a sua refeição da semana santa, mas que é cheia de sabor, por isso, vale a pena testar em casa.

10. Bacalhau à fiorentina: já pensou em combinar postas de bacalhau com molho branco, espinafre, tomate, cebola e parmesão? Essa é a proposta dessa receita, que não é difícil de ser feita e que ainda pode fazer um grande sucesso na sua mesa.

Receitas com salmão para semana santa

11. Tartar de salmão: se o seu paladar gosta de peixe cru, essa receita de tartar de salmão pode ser uma excelente escolha para testar em casa. Isso porque essa é uma opção super prática de ser feita e que não precisa de muito tempo. Porém, é preciso ter uma faca bem afiada e um pouco de paciência para que o corte fique certo.

12. Canapé de salmão: essa é uma receita extremamente simples, mas que pode fazer um grande sucesso na sua mesa. O salmão usado aqui é defumado e serve para cobrir torradinhas de pão integral. Além disso, você também vai precisar de cream cheese, creme de leite, wasaki e alguns temperos.

13. Ceviche de salmão: a combinação clássica de ceviche é de peixe branco com suco de limão, por isso, essa é uma receita para quem gosta de inovar na cozinha. Aqui, o salmão é combinado com suco de maracujá, o que faz com que o prato tenha um sabor completamente diferente do tradicional.

14. Salmão ao molho de mostarda e mel: essa é uma receita que leva apenas 10 minutos para ficar pronta, mas que conta com um sabor que pode agradar os mais variados paladares. O salmão é apenas temperado, grelhado e depois coberto com um molho de mostarda e mel. O passo a passo é super simples, mas você pode se encantar com o resultado final, então, que tal testar em casa?

15. Poke de salmão: essa é uma receita de um prato havaino, que tem como principal ingrediente o peixe cru. O resultado é uma refeição super refrescante! Porém, é importante saber que o segredo de um bom poke está no seu tempero, então, confira todas as dicas com bastante atenção.

16. Salmão oriental: se você quer preparar um prato diferente que use o salmão, deve conhecer essa receita. Aqui, o peixe é combinado com brócolis e um molho agridoce feito com shoyu e açúcar mascavo. O passo a passo é simples, mas o sabor pode te surpreender.

17. Salmão com manteiga e ervas: essa é uma receita bem simples, mas que pode agradar diversos paladares. Aqui, postas de salmão são grelhadas na manteiga e incrementadas com alguns temperos. O preparo é extremamente prático, só que vale a pena testar.

18. Salmão com alcaparras: preparar o salmão no forno pode ser uma boa escolha para quem quer um prato mais saudável. Para dar um toque de sabor especial ao peixe, você vai precisar de alcaparras.

19. Gravlax de salmão: o gravlax é um prato muito comum nos países nórdicos e consiste em fatias de salmão cortadas extremamente finas e marinadas por pelo menos um dia. Para incrementar ainda mais o sabor do prato, a dica, aqui, é servir com mostarda.

12. Fettuccine com salmão: se você quer usar o salmão para dar apenas um toque ao seu prato, essa receita pode ser uma ótima escolha. Aqui, a massa é servida com pedaços do peixe defumado. É uma ótima pedida para quando você não tem muito tempo.

21. Salmão com crosta de castanhas: você gosta de combinar texturas diferentes em uma mesma garfada? Então, que tal conhecer essa receita que combina a suavidade do salmão com a crocância das castanhas? Essa é uma boa escolha para sair da rotina de uma maneira simples, prática e muito saborosa.

Receitas com atum para semana santa

22. Atum com crosta de quinoa: essa é uma receita em que o atum é apenas temperado, selado em uma frigideira e coberto por uma crosta de quinoa. O resultado é uma refeição saudável e extremamente refrescante.

23. Bavette com molho de atum: bavette é um tipo de massa bem parecida com o espaguete, porém, essa tem um formato um pouco mais achatado. Nessa receita, o atum enlatado é usado para o preparo de um molho que também leva tomate e alguns temperos.

24. Atum assado com gergelim: a sugestão dessa receita é levar uma peça de atum inteira ao forno com uma crosca de gergelim. É uma excelente escolha para quem quer uma refeição saudável e que não dê muito trabalho para ser preparada.

25. Escondidinho de atum: que tal rechear um purê de batata e cenoura com um refogado de atum enlatado? Essa é a proposta dessa receita que conta com um custo bem baixo, mas que tem um sabor que pode surpreender todos que experimentarem.

26. Salada de batata com atum: a salada de batata é um prato comum na mesa de muitas famílias brasileiras, não é mesmo? Por isso, é interessante saber variar no preparo desse alimento, e uma ótima sugestão é combinar o legume com atum.

27. Tortinha de atum: se você está procurando por uma receita bem prática que leve atum, essa pode ser uma boa pedida. Isso porque, aqui, a massa é feita no liquidificador e o atum usado é enlatado, o que facilita muito o trabalho. A sugestão para um resultado de sucesso é levar a torta ao forno em forminhas pequenas, assim, o resultado será uma massa extremamente macia.

28. Atum selado: já para testar essa receita em casa você vai precisar de postas de atum. Como ele é apenas selado, o preparo é super rápido, mas para que seu prato tenha um toque extra de sabor, a sugestão é fazer uma camada com um tempero de limão e pimenta.

29. Hambúrguer de atum: se você quer se deliciar com um hambúrguer caseiro, mas também quer deixar a carne bovina de lado, essa pode ser uma excelente escolha. Aqui, o atum enlatado sólido entra em cena para o preparo do seu lanche, que vai ficar com um sabor bem diferente do comum e, por isso, pode surpreender quem experimentar.

30. Arroz de forno com atum: para quem quer uma receita de prato único que possa ser uma refeição completa, essa opção pode cair como uma luva. Além disso, você também pode usar aquele arroz que sobrou da última refeição, o que ajuda a evitar o desperdício.

31. Grão de bico com atum: se você está procurando por uma opção de prato bem leve, mas que conte com um sabor marcante, deve parar para conhecer essa receita. A combinação de grão de bico com atum fica sensacional e o passo a passo é bem simples.

Receitas com camarão para semana santa

32. Fideuá de camarão: o fideuá é um prato catalão que usa muitos ingredientes parecidos com os que vão na famosa paella, porém, aqui, o arroz é deixado de lado e dá lugar ao macarrão. O resultado é um prato cheio de sabor e que pode surpreender quem experimentar.

33. Camarão ao alho e óleo: essa é uma receita bem básica, mas que pode ser uma ótima pedida para sua semana santa. Mesmo sendo um prato simples, é legal conferir algumas dicas para um resultado super saboroso.

34. Moqueca de camarão: que tal preparar uma moqueca que combina o sabor do camarão com o da banana da terra? Essa é uma excelente escolha para quem gosta de combinar doce e salgado na mesma garfada.

35. Bobó de camarão: tem muita gente que acha difícil preparar um bobó de camarão, mas, na verdade, esse é um prato simples de ser feito. O que pode ser um pouco trabalhoso é encontrar todos os itens ao redor do Brasil, como o azeite de dendê, por exemplo. Mas se você conseguir achar todos os ingredientes, não deixe de testar.

36. Camarão à milanesa: o camarão empanado é uma ótima opção para petisco ou até mesmo para incrementar sua mesa do almoço ou jantar. Se você não liga de fazer frituras em casa, vale a pena experimentar essa receita, pois o sabor é incrível.

37. Camarão na moranga: essa é uma receita super prática de camarão na mini moranga. Com todas as dicas, você consegue preparar o prato sem muito trabalho e passando pouco tempo na cozinha. Mesmo assim, o resultado é um gostinho que pode deixar qualquer um cheio de água na boca.

38. Strogonoff de camarão: o strogonoff é um prato que aparece com grande frequência na mesa de muitos brasileiros, mas, normalmente é feito com carne bovina ou frango, por isso, essa opção com camarão é uma ótima maneira de sair da rotina.

39. Camarão com mel e limão: que tal combinar seu fruto do mar com mel e limão? Essa é uma receita super simples, mas que conta com um gostinho que pode surpreender os mais variados paladares. Além disso, o nível de dificuldade é básico.

40. Risoto de camarão: o risoto é aquele prato coringa, pois é simples de ser feito, mas tem um toque de sofisticação e cai muito bem em diversas ocasiões. Nessa receita, o arroz carnaroli é combinado com camarão e abobrinha. O resultado é um prato leve, mas cheio de sabor.

41. Camarão flambado: nessa receita, além de aprender a preparar o camarão flambado, você também confere como fazer um purê de mandioquinha e quinoa para servir de acompanhamento. Essa é uma refeição completa que pode fazer muito sucesso na sua mesa.

Receitas com peixes variados para semana santa

42. Filé de peixe crocante: que tal aprender como fazer um peixe crocante delicioso? Para esse resultado, você vai precisar de torradas moídas. O peixe usado pode ser o seu favorito e o resultado é uma combinação de texturas e sabores incrível!

43. Peixe assado: para fazer essa receita você precisa comprar um peixe inteiro – mas sem vísceras e sem cabeça, tá? -, a dica é usar a tainha, mas você pode perguntar na peixaria quais outras opções são boas para serem assadas. Alguns legumes também entram em cena para deixar o sabor do prato ainda mais gostoso.

44. Isca de peixe empanada: para essa receita, você pode usar seu peixe branco favorito, como tilápia ou merluza, por exemplo. É uma ótima pedida para um petisco simples, mas ao mesmo tempo super saboroso.

45. Peixe ensopado: essa é uma receita que pode ser feita com qualquer peixe que você desejar, o que facilita bastante o trabalho, não é mesmo? Além disso, essa é uma ótima pedida para quem quer saborear um prato bem quentinho e acolhedor.

46. Truta com amêndoas: essa é uma receita em que filés de truta são incrementados com lascas de amêndoas. O resultado é uma combinação de texturas e sabores que pode deixar qualquer um com água na boca. Para melhorar ainda mais, o trabalho na cozinha não é extenso e pode ser executado até por quem não tem muita experiência.

47. Peixe no leite de coco: se você está procurando por uma receita prática e rápida de ser preparada, mas que tenha um gostinho completamente especial, essa pode ser a opção ideal. Além disso, você pode servir o prato acompanhado apenas de um arroz branco.

48. Trouxa de robalo: nessa receita, você aprende como preparar trouxinhas com filés de robalo. Alguns ingredientes, como o capim limão, por exemplo, entram em cena para dar mais sabor ao seu prato, que cai muito bem como um petisco.

49. Peroá inteiro: para testar essa receita em casa, você vai precisar apenas do peroá inteiro, farinha de trigo para empanar, óleo para fritar e alguns temperos para dar sabor ao seu peixe. É uma opção que conta com uma lista de ingredientes bem curtinha e um passo a passo extremamente simples.

50. Torta de peixe: essa é uma receita de torta feita com purê de mandioca salsa e um recheio que combina salmão e pescada, mas você também pode usar outros peixes. Como a mandioquinha tem um sabor levemente adocicado, o resultado pode agradar os mais variados paladares.

51. Linguado: outra opção deliciosa com peixe é usar o linguado como ingrediente principal para a sua refeição. Aqui, o peixe é acompanhado de um molho super suculento.

Receitas com frutos do mar para semana santa

52. Mexilhões ao vinho branco: essa é uma receita excelente para servir como petisco antes da sua refeição principal. Aqui, os mexilhões são incrementados com um molho de vinho branco e tomates. O legal é que o tempo na cozinha é bem curtinho, mas o sabor pode deixar qualquer um com vontade de repetir a dose.

53. Sopa de frutos do mar: se você está procurando por uma receita para ser servida bem quentinha e que tenha uma textura bem leve, essa pode ser a opção ideal. Aqui, o sabor é intenso devido ao uso dos frutos do mar, o que é incrível.

54. Polvo com batatas: essa é uma receita em que os tentáculos do polvo devem ser colocados em uma panela de pressão com batatas e alguns temperos. Depois disso, também é preciso grelhar seus ingredientes. O passo a passo é simples e o tempo na cozinha não é extenso, mas o sabor desse prato pode te surpreender.

55. Fusilli com siri: que tal preparar uma massa que também leva siri? Essa é uma opção excelente para quem não tem muita experiência na cozinha, mas quer surpreender com um prato bonito e gostoso.

56. Risoto de frutos do mar: essa é uma receita em que o arroz para risoto é combinado com mexilhões, vierias, lulas, camarões e alguns temperos. O resultado é um prato super colorido e que mescla muitos sabores interessantes.

57. Arroz de mexilhões: se você adora mexilhões, deve parar para conhecer essa receita. Aqui, o grão é super temperadinho e fica extremamente cremoso, tanto, que até lembra um risoto. O passo a passo não é dos mais simples, mas o sabor pode surpreender.

58. Lulas grelhadas: essa é uma receita simples, onde você precisa apenas temperar e grelhar os aneis de lula. Para uma refeição mais completa, você também confere como fazer aspargos e acelga para servir como acompanhamento.

59. Salada de polvo: se você está procurando por uma receita bem refrescante para servir na semana santa, essa salada de polvo pode ser uma ótima escolha. Além de ser um prato leve, o tempo na cozinha é bem curtinho.

60. Lula frita: que tal preparar uma receita de lula frita com páprica? Essa é a proposta dessa receita que é super simples, mas que fica com um gostinho tão bom, que pode surpreender qualquer um que experimentar.

Mesmo com algumas restrições de alimentos, é possível preparar pratos deliciosos para servir na Semana Santa. Depois disso, você ainda pode conferir deliciosas receitas para testar na Páscoa também.

Fonte: Receitaria

Veja também...

Médico japonês de 105 anos revelou 12 conselhos para viver bem: vale a pena conferir

Médico japonês de 105 anos revelou 12 conselhos para viver bem: vale a pena conferir …

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.